O Chá de Bençãos!

02.03.2017

          Já compartilhamos AQUI, há 2 anos atrás, a nossa experiência com o Chá de Bençãos! E é com alegria, amor e gratidão no coração, que voltamos pra contar que tivemos a oportunidade de vivenciarmos esse momento de acolhimento, emoção e partilha nessa gestação!

          No nosso post de dois anos atrás já explicamos um pouco qual é a ideia desse tipo de chá... Mas, querem saber, como toda gestação é única, esse momento também é! E esse foi mais que especial!

         Um chá de bençãos, na minha concepção, não é um evento social. É um momento para estar com pessoas especiais para a gestante. Um momento para que essas pessoas especiais possam abençoar a vida desse novo ser, e desejar coisas boas para o momento em que ele vai chegar, ou seja, o parto!

         Não é exclusivo para mães que pretendem parir: nada impede, pelo contrário, é muito bem vindo um chá para uma gestante que passará por uma cesárea ... mesmo porque, mesmo quem pretende parir pode se deparar com essa outra via de parto! E uma gestante consciente reconhecerá, que talvez até mais do que em um parto natural,  precisará de muitas energias positivas para compartilhar o protagonismo desse momento de forma mais intensiva com uma equipe médica e com procedimentos que não necessariamente desejou!

         No caso em que a gestante pretenda ter um parto natural, é importante, na minha opinião, sobretudo, que esse momento seja partilhado por pessoas que se afinizem com essa ideia. Sim, tem pessoas muito especiais em nossa vida, mas que ainda acreditam que parir é coisa pré-histórica, que é perigoso, e um monte de outras coisas desse tipo. Obviamente, que essas pessoas só querem o nosso bem e do nosso bebê, mas talvez seja melhor compartilhar outros momentos da gestação com elas, como um Chá de fraldas, por exemplo! Rsss...!

         O legal é que alguma amiga, ou mesmo a doula da gestante possa estar a par das coisas que ela gosta, e organizar o momento... Pelo menos pra mim, organizar as próprias bençãos, me parece algo estranho! Outra coisa: um lanchinho pode ser trazido por cada pessoa para ser compartilhado ao final do encontro, ou melhor, no começo, como foi aqui, para que todas as pessoas convidadas possam ir chegando antes do momento das bençãos propriamente se iniciarem e não ter que ser interrompido com a campainha tocando, ou algo do tipo. Ah, e uma música, ou trilha sonora, também é legal para compor o momento!  

        O ideal é que o clima do chá seja de aconchego, tranquilo, para que as pessoas estejam completamente presentes e possam se concentrar! Já participei de chá de bençãos do qual o pai do bebê fez parte e achei que foi muito bom... Por aqui, por questões operacionais, marido foi passear com as outras crias...E confesso, acho legal ter momentos exclusivos de energia feminina.

       Massagens, escalda pés, pintura na barriga, podem fazer parte do processo, como aconteceu no nosso caso. Eu não curto muito chá, mas para as gestantes que curtem, pode ser preparado um chazinho, apenas tomando cuidado com a semana da gestação, já que alguns chás podem estimular o parto! 

       É interessante ter um objeto que possa receber as boas energias do encontro, para estar com a gestante no momento do parto, se ela desejar! Esse objeto pode ser da própria grávida, ou elaborado/comprado pelas pessoas que participarão do momento. O legal é que seja algo com significado! No nosso caso, foi super especial: as pessoas que estavam presentes trouxeram fitas, e cada uma trouxe um pingente para trançar nas fitas enquanto teciam seus desejos e explicavam o significado dele para a hora sagrada! Essas fitas formaram um amuleto, que com certeza estará juntinho comigo nesse momento.

        Por aqui, o carinho em cada cuidado, cada desejo, cada presença, foi especial! Muito, muito obrigada de coração a toda organização das amigas e da doula-cunhada no nosso Chá!! E além do nosso amuleto para o parto, ainda temos por aqui cartõezinhos que foram escritos para nos apoiar no momento do pós-parto! ... Porque convenhamos, essa é outra fase na qual a mulher precisa de muito acolhimento e carinho!!! 

       Gratidão!!!

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tinha que terminar a noite feliz assim, não tinha não!?

E a energia reverbera... e continuará assim, porque o círculo do amor não se quebra!       

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now