Fez pra um filho... tem que fazer para todos!

         

 

         Eu já ouvi muita gente dizendo essa frase: “ah, eu fiz pra um filho, agora tenho que fazer pra outro!” O quê?! Ah, sei lá, essa frase serve para book de gestante, fotos de recém-nascidos, festa de aniversário, pagar escola particular, dar presente... E por aí vai! E olha que às vezes os pais estão em um momento que nem estão em condições, mas a cobrança permanece!
         Ah, também já ouvi o inverso: “ah, o primeiro não teve, agora não acho justo fazer pelo segundo!”
         Gente, sinceramente? Acho isso muito doido! E, mesmo assim, eu me pego, em alguns momentos, também me cobrando coisas desse tipo, pode?!
         Esses dias, mexendo nas coisas dos meninos, me bateu até um peso na consciência: Helena tem um lindo caderninho de bebê, com TUDO, tudo mesmo registrado: primeiras visitas, primeira viagem, primeiro dentinho que nasceu, primeira mechinha de cabelo guardada... Uma belezura! Apolo? Comprei um caderninho de registro superbonitinho antes dele nascer... mas ele estava praticamente em branco! ... Tanto que... dei um fim nele! Rss... Mechinha de cabelo?! Af, lembrei lá pela terceira vez que cortou que seria legal guardar também, embrulhei num guardanapo, e até hoje está dentro de um baú que tenho na sala de TV! Ulisses? Vixe, pra ele nem tive o trabalho de comprar!
         Às vésperas do caçula completar um aninho, me peguei de novo pensando nisso... E a festa?! Nossa, isso vale um post a parte! Mas, enfim, apesar de Apolo e Helena terem tido festa de um aninho, Ulisses ganhou um bolinho (e os outros, por tabela, também, já que são todos de março), fim de semana passado aqui em casa mesmo (para aproveitar a presença do sogro que mora longe!), só para a família (sim, família mesmo: avós, tios, primos, e padrinhos... tipo 20 pessoas contando com a gente! Rsss...)
          Seria isso desleixo? Dar menos importância para um filho do que pra outro?! Ah, acho que não! Poderia justificar que com mais filhos os custos vão aumentando, ou o tempo para fazer esse tipo de coisa vai diminuindo ... o que não deixa de ser verdade! Mas mais verdade do que isso, mesmo, é que a gente quase sempre encontra tempo para fazermos as coisas que queremos! Sinceramente? Hoje não tenho vontade mais de anotar todas as coisas de cada filho, é isso! E também não estava com disposição (nem física, nem financeira) para fazer festona!
          Sem contar o mais importante nessa história: nossos filhos são diferentes uns dos outros, e assim, obviamente, tem necessidades diferentes que precisam ser enxergadas e acolhidas.
          Porque eu digo isso?!
          Porque, às vezes, eu percebo pais, inclusive eu, se esforçando tanto para fazer coisas pelos filhos que, na verdade, não faz a mínima diferença para eles.
          Nesse caso, eu acho que é muito válido que a gente pare para refletir se estamos mesmo fazendo pra eles, ou se é, no fim das contas, pra gente mesmo!
          Muitas vezes, dispendemos tempo e dinheiro por coisas que nós queremos, não eles... E ainda corremos o risco de não atendermos demandas importantes que eles nos trazem!
          Sou eu quem quero comprar o brinquedo caro?! Pro meu filho, faz algum sentido a marca da roupa? A mega festa de aniversário vai fazer ele mais feliz do que um bolo de parabéns?! Meu filho quer ir ao shopping comprar brinquedos novos, ou ele prefere correr na pracinha?
           E nem é só questões que envolvem grana não! A questão afetiva também é muito diferente de um filho pro outro!
           Aqui eu percebo claramente isso! O tipo de atenção e carinho que cada um exige é diferente... então, porque eu tenho que fazer igual com todo mundo?
          Então a pergunta que ando me fazendo frequentemente aqui é: a exigência é de quem, minha ou deles?!
          E muitas vezes descubro que é muito mais difícil abrir mão das minhas exigências do que atender as deles... E não é que a vida fica mais leve? E até mais gostosa!!!

 

134 likes

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now