#‎ProjetoDoulas ‪#‎EmDefesaDosDireitos ‪#‎partohumanizadouberlandia

       Esse é um momento de grande conquista para os direitos da mulher e do Movimento de Humanização do Parto e Nascimento em Uberlândia: “A Câmara Municipal de Uberlândia aprovou com unanimidade o projeto de lei que autoriza a entrada de doulas em qualquer hospital, público ou privado de nossa cidade”, além de um outro projeto de lei contra a violência obstétrica!
      E é nesse momento, de comemoração, que eu quero deixar registrada a minha gratidão pela minha Doula, que está entre as pessoas que tem encampado essa luta aqui em nossa cidade!
        Já escrevemos um texto (Doula?!) contando do nosso primeiro contato com essa profissional do parto humanizado! Nele, a minha doula fala um pouco sobre o papel dela e de suas companheiras de profissão nesse momento tão mágico que é receber um novo ser nesse mundo!
       Na época desse post, ela já nos acompanhava durante a gravidez, mas ainda não tínhamos passado pelo “gran finale” (ou seria “maravilhoso começo?!), que foi o nosso parto!
       Então, nada melhor que esse momento para compartilhar o papel que a minha doula teve pra mim!
        O acompanhamento dela durante a gestação foi cuidadoso e carinhoso... E tem coisa que mulher precisa mais do que isso nessa fase?! Mulheres, poupemos sobrecarregar nossos maridos: contratem uma doula! Os maridos podem ser um poço de ternura, como é o meu, mas ainda sim, nada como ter uma mulher do nosso lado!
        A minha foi multifuncional: foram muitas conversas, orientação, pintura na barriga, barriga de gesso, acompanhamento paralelo do meu tratamento com a antroposofia, companheira de caminhada... Nossa, até injusto listar, porque foi tanto, que eu corro o risco de esquecer alguma coisa!
        Ah, claro, ela foi uma das pessoas que oportunizou o curso que organizamos com a Naoli... Três dias de cura da alma, no meio de mulheres fantásticas! Aliás, ela está em todas com a gente: curso da Ana Thomaz, do Alexandre Coimbra!... Doula bem informada e conectada é tudo de bom né?!
        E no parto?! Gente, pra começar, não sei se vocês são assim, mas eu não gosto de ficar incomodando médico sem ter certeza que é preciso (mesmo com uma médica linda como é a minha!). Então?!... Ah, a doula a gente tem intimidade pra incomodar a vontade! E foi ela, claro, que recebeu e respondeu minhas mensagens e telefonemas, nos dias que eu achava que a coisa ia, mas não foi!
        Foi ela também que recebeu minha mensagem quando as contrações começaram! E que me encorajou a ligar pra médica. 
       E foi ela que chegou rapidinho, depois que a enfermeira obstetra me avaliou e viu que estávamos no meio do caminho da dilatação! E ela não tem ideia da importância que teve ela ter ficado ali, no nosso sofá, enquanto eu e marido fomos pra cama dormir! Foi só por isso que eu consegui dormir quase duas horas (e marido até roncou! Rsss...) no meio do trabalho de parto! Sabia que ela estava ali, que podia contar com ela!
          E foi ela que nos acompanhou e orientou na hora de ligar de novo pra médica! E não foi intenso demais o nosso contato físico durante o parto, porque o marido tomou conta, mas o contato veio sem invadir, amparando e aquecendo! 
         Foram dela os videozinhos que tenho do meu trabalho de parto! E nos poucos momentos, durante a partolândia, que eu vi que tinha gente no meu banheiro, ver a carinha boa dela lá foi muito bom! 
         E ela ainda disse que serviu para esvaziar a piscina! Serviu também, e fez um ótimo trabalho até nisso, obrigada viu?!
           O que mais eu tenho a dizer?! Grávidas amigas, contratem uma doula! Não, não precisa querer parto na água, em casa, não precisa querer nem parto normal... Porque se tem uma coisa que todo mundo quer é um mundo ...e como não, um parto!?... mais humano! E com elas, isso é mais possível! 
         Grávidas amigas, contratem uma doula! Temos várias supercompetentes em nossa cidade!
         Grávidas amigas, contratem uma doula! Faz bem para o coração, e agora é um direito tê-las ao nosso lado no momento mais lindo de nossas vidas!
         
Obrigada Alê!!!

 

189 likes

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now