Parto é coisa entre a mãe e o bebê!

      Três meses já se passaram do parto do Ulisses... Essa semana revi o vídeo, de novo! Não, eu não me canso de olhar! A sensação de preenchimento quando me lembro do meu parto é tão grande, que ainda transborda! E acho que vai ser assim pra sempre! Sim, pra mim, foi o parto perfeito: lugar, som, luz, trilha sonora, companhias... Conexão total e profunda com o que estava acontecendo...
       Fico pensando, podia ser assim com todo mundo né? Tanta história difícil de partos por aí, tanta coisa pra ser digerida, curada. Quantas mães eu já encontrei que me disseram que não pensam em ter outro filho tão cedo porque a experiência do parto foi, pra não dizer coisa pior, dramática...
     Minha médica sempre me perguntou sobre as minhas expectativas... “Como você imagina seu parto?” “E se tiver que ser uma cesárea, já pensou sobre isso?” Me lembro de uma das últimas consultas antes de dar a luz, ela perguntando de novo essas coisas. E eu respondendo: “estou tentando não criar expectativas... vamos ver como vai ser né?!”
     Por quê? Medo?! Talvez! Mas o medo de que um desejo mais rígido pudesse atrapalhar o processo. Afinal, quem sabe o que vai acontecer durante um parto? 
      Hoje, acredito mesmo, de verdade, que parto é coisa entre a mãe e o bebê! O que a gente pode fazer para ajudar um bebê a querer nascer?! Pedir, cantar, mentalizar, conversar...

      No parto do meu segundo filho, aconteceu uma coisa muito legal: minha médica da época estava dois dias da semana em um plantão, e já tinha combinado comigo que se ele quisesse nascer nesses dois dias, não seria possível ela “fazer” meu parto. Além disso, ela não esperaria muito mais do que 40 semanas. E chegou o fim de semana das 40 semanas. Se até na outra quarta-feira o neném não nascesse, a cesárea já estava marcada. Além disso, entre o fim de semana e a cesárea, tinha um dia de plantão...  Pior, uma noite! Como eu não sabia quanto tempo ficaria em trabalho de parto, com certeza não queria que a minha médica não tivesse dormido na noite anterior. Isso só me dava um dia daquela próxima semana para parir! Além do mais, eu estava de férias, e teria que voltar ao trabalho na segunda-feria se o neném não nascesse naquele fim de semana. Mais do que isso, queria muito que ele chegasse no sábado ou no domingo, para ter mais gente para me ajudar a cuidar da mais velha. E passou a madrugada de sexta... e o dia todo do sábado... e nada! Então, na noite de sábado, peguei a máquina fotográfica e fui pro quarto do neném tirar minhas últimas fotos de grávida! Tirei bastante fotos da barriga! Conferi, as cosias: estava tudo pronto! Depois disso, deitei no sofá, coloquei umas músicas bem legais, e conversei com o neném. Falei pra ele que aquela era a nossa chance! Que se ele quisesse realmente nascer, estava na hora, que aquele era o dia, que ele precisava se decidir! Que eu o esperava, que estava pronta, que queria MUITO que ele nascesse. Que de todo jeito ele teria que sair de dentro de mim, mas seria muito mais legal se ele quisesse nascer! Dormi no sofá, ouvindo a música. Marido me acordou, fui pra cama. Acordei as três da manhã com contrações. Ele nasceu às 13 horas daquele domingo, data prevista do parto...Coincidência?! Ah, sinceramente, acredito que não! Ele fez a parte dele!... (A foto daí do lado foi tirada às 22h41 do dia 02/03/2013, 15 horas antes do meu filho nascer!)
         O fato é que eu conheço casos de mulheres que queriam muito parir e não rolou! Por quê? Pra mim, o bebê não quis nascer! Simplesmente! Como eu gostaria que algumas amigas internalizassem isso e sofressem menos com as cesáreas pelas quais tiveram REALMENTE (sem desculpas obstétricas!) que passar!
    Porque não?! Vai saber... O fato é que eu acredito mesmo que os bebês tem participação ativa nos próprios nascimentos! Mas, infelizmente, ainda não tem como saber o que se passa na cabeça de um bebê! 
        Sobra, então, a análise da outra parte envolvida: nós, mães! Mas esse é o assunto do próximo post! 

 

(33 likes)

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now