A chegada de "Gugu"!

12.10.2014

           Conheci Camila quando nossos filhos mais velhos eram ainda bebês e frequentavam o mesmo berçário. Agora meu pitico é amiguinho de berçário do filho mais novo da Camila... 
          “Gugu” me encanta com o seu sorriso, e Camila ganhou minha admiração pela serenidade com que lida com as surpresas da maternidade... Hoje essa serenidade transborda, no post que hoje é dela, aqui no ExpoMaterna...  
          Obrigada Camila! Pelo post, e porque tem se tornado minha inspiração de como curtir com mais leveza a beleza da vida e da maternidade... um dia de cada vez! 

          "Quando decidimos ter nosso segundo filho falamos que não seriamos tão ansiosos como no primeiro, deixaríamos rolar. Resultado: gravida no primeiro mês de tentativa. 
          A segunda gestação começou um pouco diferente, logo no primeiro ultra foi detectado um pequeno descolamento da placenta e o corpo lúteo não estava produzindo progesterona, daí repouso leve e reposição hormonal. Até aí Ok, tudo ia bem, nem enjoo como na primeira gestação (que foi muuiittoo) eu tive. Minha intuição já dizia que era um menininho e o Raul (meu amor mais velho) já chamava o irmão de Gustavo desde o inicio e na 16ª semana se confirmou, o Gustavo estava a caminho. 
          No dia em que fomos fazer o ultra morfológico é que vimos que nossa vida realmente iria mudar e não por ser nosso segundo filho mas porque no ultra foi detectado que o Gustavo nasceria com uma má formação, a Mielomeningocele (espinha bífida, para aqueles que como eu não conhecia muito bem está palavra gigante) e apresentava ventriculomegalia (hidrocefalia). 
          Quando a médica que fazia o ultra som nos deu a noticia, primeiro veio o baque emocional, eu só chorava, depois venho o racional, eu e o marido decidimos erguer a cabeça e seguir em frente, pois se Deus enviou o Gustavo para nós assim como é, é porque daríamos conta. E daquele momento em diante eu não queria saber o porquê isso aconteceu mas sim o que eu poderia fazer para que meu filho nascesse bem e pudesse ter o melhor atendimento médico que fosse necessário. Mas no meu intimo uma coisa sempre doía e me incomodava, era pensar em como seria a vida dele (coisa de  mãe que se preocupa com o filho, e ele nem tinha nascido ainda, quando ele tivesse 4, 5, 10 anos de idade, rsrs). 
          O Gustavo veio ao mundo com 38 semanas no dia 26 de fevereiro de 2014 as 13:46, em um parto cesáreo (nesses caso não se recomenda parto normal pelo risco de romper a lesão da mielo). Não pude pegar meu bebê logo após seu nascimento, isso só aconteceu cinco dias depois, quando também pude amamenta-lo pela primeira vez. Gustavo fez sua primeira cirurgia para o fechamento da lesão com menos de 24 horas de vida, a cirurgia foi um sucesso, Gustavo saiu respirando sozinho do centro cirúrgico. 
          Ele desde que nasceu permaneceu na UTI neo natal devido aos cuidados necessários, mas em nenhum momento ficou em incubadora, foi intubado ou outro procedimento emergencial. Após a primeira cirurgia ele permaneceu em observação por mais alguns dias para ver como seria a progressão da hidrocefalia, e assim com 20 dias de vida ele teve que colocar válvula para a hidro. Novamente a cirurgia transcorreu bem, somente um pouco de desconforto por uns quatro dias. E assim 8 dias depois da segunda cirurgia Gustavo teve alta, foram 28 dias de UTI, dias de muito aprendizado, onde percebemos que temos que viver um dia por vez e não ficar criando expectativas, temos que dar tempo ao tempo. 
          Foram dias em que somente o via três vezes ao dia, pois no hospital que ele nasceu não é permitido ficar o tempo todo lá. Foram dias em que o tempo que não estava no hospital estava em casa tirando leite, sim, pois mesmo na UTI quando ele não mamava em mim o leite da mamadeira era o meu leite. E quando ele foi para casa me recusei a dar mamadeira, tanto que Gustavo só foi saber o que era mamadeira quando voltei a trabalhar e ele já estava com cinco meses (me orgulho dessa parte).  
           Após  a sua alta começou a adaptação a um novo bebê, a relação do filho mais velho com o mais novo e a novidade que seria ter uma criança “especial” em casa. Quais são as sequelas que a mielo trouxe para o Gustavo: hidrocefalia ( que está controlada e aparentemente não afetou a parte neurológica), bexiga neurogênica e a perna direita tem pouquíssima sensibilidade. 
          Com isso aos três meses Gustavo já iniciava seu tratamento na AACD, só quem está lá pra saber o que essa instituição faz pela criança deficiente, com fisioterapia e várias outras especialidades. E hoje com 7 meses vemos o quanto ele é um milagre de Deus. Gustavo se desenvolve super bem, em algumas coisas ele já está mais avançado que crianças que não possuem nenhuma deficiência (ele já senta sozinho!). Em casa muitas vezes nem lembramos que temos uma criança “especial”.  Eu tenho comigo um texto, que li na net logo que descobri que o Gustavo seria especial e que sempre me inspira, e quando as vezes vejo que vou baquear eu o leio para que minhas energias se renovem, pois o amor, esse, cada dia que passa aumenta.
          “Para Deus presentear a Terra com uma criança especial, primeiro Ele prepara um ventre iluminado... Depois Ele escolhe uma mulher forte o bastante para saber lidar com esta benção... Depois ensina o amor incondicional a essa mulher! Por isto bendito é o ventre que gera uma criança especial e abençoada é você entre mil mulheres, assim como um dia foi Maria a mãe da mais especial de todas as crianças, que habitaram este mundo, tão pouco generoso, tão incapaz de aceitar as diferenças. Serei sempre ciente de que sou uma privilegiada por Deus e jamais penalizada... Recebi uma criança que tem capacidade de amar mais que qualquer outra que se julga normal, e se amar sem limite é defeito, sejamos todos defeituosos de amor! Obrigada me Deus, por ter me escolhido!”

                                                         Camila Santos (Esposa do Braz e Mãe do Raul e do Gustavo)

 (214 likes)

 

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now